sábado, 7 de setembro de 2013

Cinco passos que te ajudam a escolher a sua profissão

Inspire-se aqui se você ainda não faz ideia do que fazer na faculdade
Já sabe o que vai prestar no vestibular? Não é fácil escolher tão cedo a profissão que você vai seguir para o resto da sua vida. 
Alguns passos podem ajudar a organizar seus gostos e suas expectativas e clarear um pouco o caminho a seguir. Veja abaixo:
1. Pense em como você se vê no futuro
Como você imagina a sua vida daqui há 10 anos?  Você gostaria de ter oportunidades para viajar? Se imagina como executiva de uma grande empresa? Ou sonha em estar envolvida em um ambiente artístico? A decisão que você tomar agora é um passo importante para a realização dos seus sonhos.

2. Faça uma lista do que você ama e do que você odeia fazer
Isso vale para as matérias da escola e para as coisas do seu dia a dia também. Faça uma lista dos seus hobbies favoritos: vale escrever, viajar, ler, pesquisar coisas novas, desenhar... E outra para as coisas que você odeia, como cozinhar, fazer contas, estudar outros idiomas... Quando você parar e reler essa lista, vai ter mais claro que profissões não vai seguir de jeito nenhum e quais têm mais a ver com você.
3. Conheça mais sobre as profissões que te interessam
Você chegou até aqui com algumas opções. Separe as cinco primeiras da lista e pesquise mais sobre elas. Assista aulas em faculdades, converse com pessoas que estudam e trabalham na área. Também é importante saber sobre o mercado de trabalho e a remuneração de cada profissão. Pode não parecer, mas dinheiro faz, sim, diferença no longo prazo. 
4. Faça testes vocacionais
Testes na internet ajudam bastante. Muitas escolas e cursinhos também oferecem o teste para os estudantes do Ensino Médiomas. Mas se você não tem a menor ideia do que fazer, o ideal é procurar programas de orientação vocacional, que tem a duração mais longa e vai te ajudar a refletir sobre suas aptidões e vontades. Veja aqui onde encontrar bons programas como esse. 
5. Converse com os seus professores
Os professores do colégio te conhecem há um tempão e sabem não só em quais matérias você manda bem, mas também como é sua personalidade e o que te chama a atenção e o que te deixa irritada, por exemplo. A opinião deles pode ter muito valor e te ajudar a ver as coisas de uma maneira diferente.
E você, já escolheu qual profissão quer seguir?
Beiijos Da Bia

Nenhum comentário: